Educação

Volta as Aulas na Rede Ensino Municipal



Projeto Horta Educativa na Escola Dirce

Recentemente a escola Dirce de Almeida Braga Wraseki de Aparecida D’Oeste, através do departamento do meio ambiente implantou o projeto HORTA EDUCATIVA. A iniciativa tem por objetivo conscientizar alunos da rede pública sobre meio ambiente, mudanças de hábitos alimentares e aprendizagem interdisciplinar. Para o supervisor de serviços do meio ambiente Fernando Neres, o objetivo do projeto não é apenas a produção de hortas, mas também o desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Queremos alimentar não só o corpo das crianças, mas também a mente delas. E a metodologia com a horta é muito boa, porque é um laboratório vivo na escola. A criança tem a oportunidade de sair da sala de aula, de se movimentar, de trabalhar e de observar o que acontece com a natureza e como a sua alimentação é produzida”, disse Fernando. No município de Aparecida d’Oeste, onde o projeto foi implementado há seis meses, cerca de 21 alunos são capacitados. Segundo a secretária municipal de Educação, Clarice Marchan, a importância do projeto está na interação do cultivo da horta com as disciplinas da grade curricular. E tudo que é produzido nas hortas é consumido pelos alunos, então eles acabam aprendendo quais são as vitaminas que estão ingerindo, afirmou a secretária. O projeto ainda conta com a orientação do técnico agrícola Cássio, do professor Júlio e do funcionário municipal Élio.O projeto se estenderá ainda no ano de 2014.


Escola Dirce Realiza Sarau Literário

A Escola Municipal Profª Dirce de Almeida Braga Wrasek da cidade de Aparecida D’ Oeste promoveu na ultima sexta feira (13) um sarau literário como produto final do seu projeto de leitura focando o centenário de Vinicius de Moraes com apresentação de danças, declamação de poemas e a premiação de crônicas criadas pelos alunos dos 5º anos.

Os alunos foram responsáveis pela alegria e euforia nas suas apresentações. Contou-se com o empenho dos professores e a participação dos pais.

Toda a equipe sente-se satisfeita pelo resultado alcançado.